Aparelho fixo, aparelho autoligado, aparelho estético de safira , porcelana , policarbonato, são nomes complicados, e quando o dentista fala pela primeira vez, causa uma confusão e acabamos optando por aparelhos caros, que trazem o mesmo resultado, gerando até arrependimentos.
Nesse artigo vou tentar explicar de uma maneira simples quais são os tipos e as diferenças dos aparelhos ortodônticos mais comuns.
APARELHO FIXO METÁLICO
Esse é o tipo mais comum, é chamado de fixo pois ele funciona por meio de peças coladas nos dentes, chamados de bráquetes.
Os bráquetes são feitos em metal , são colados em cada dente e recebem um arco de metal maleável , parecido com um arame.
Para fixar o arco de metal no bráquete , são usados umas borrachinhas , e são elas que dão cores no aparelho, e são trocadas a cada manutenção.
APARELHO AUTOLIGADO
Possui a mesma função que o aparelho de metal fixo, a diferença é que os braquetes possuem um clipe que prende o arco de metal no braquete, ou seja , não há necessidade de colocar as famosas borrachinhas coloridas.
Também chamado de sistema Damon, tem um custo bem mais alto que o tradicional , se voce perder uma peça, com certeza a manutenção vai ficar bem mais cara.
Muito marketing em cima desse sistema, pois a diferença é que o arco de metal fica mais folgado no braquete, e isso favoreceria a movimentação, enquanto a borrachinha apertaria mais o braquete e dificultaria a movimentação do dente.
Na minha opinião, para o dentista é mais cômodo trabalhar com o autoligado, pois não tem o trabalho de trocar as borrachinhas, mas o preço ainda dificulta o acesso a esse tipo de aparelho. Em relação ao tratamento em si, não vejo diferença com o aparelho com borrachinha.Portanto se estiver pensando em instalar o autoligado, ele não tem borrachinha colorida, e fica bem mais caro o tratamento.O tempo de tratamento também não difere muito, pelo menos na prática(sei que os dentistas vão me xingar).
APARELHO ESTÉTICO SAFIRA
Esse nome é porque ele é fabricado com monocristais de safira, portanto ele é o top de linha dos aparelhos estéticos, esse braquete é bem transparente como se fosse um cristal.
Ele é o mais caro dos aparelhos estéticos, tem boa resistência e não muda de cor, mas não se engane, pois os arcos ainda são de metal. Existem fios brancos, mas eles são somente pintados na cor branca, e eles podem descascar antes da próxima manutenção.
Além do preço mais caro, as borrachinhas brancas ou transparentes mancham muito , e você vai querer trocar as borrachinhas com mais frequência.
Em relação ao tratamento, os aparelhos estéticos costumam demorar mais que os de metal, portanto eles são mais indicados para casos mais simples. então não se engane se o dentista falar que o tratamento é mais rápido.
APARELHO ESTÉTICO DE PORCELANA
Muita gente confunde esse tipo de aparelho com o de safira, inclusive os dentistas, as peças desse aparelho são brancas e não transparentes, e possuem boa resistencia.
São bem mais baratos que o de safira, e dá uma boa estética. Tem as mesmas indicações e inconvenientes do aparelho de safira.
APARELHO ESTÉTICO DE POLICARBONATO
É um aparelho ortodôntico fixo aparentemente muito parecido com os aparelhos de porcelana e safira. Entretanto é feito de um tipo de plastico.
A única vantagem é que tem um custo inferior a todas as outras opções. Mas a qualidade também fica comprometida, pois mudam de cor com o tempo e quebram com facilidade.
APARELHO LINGUAL
Para casos mais simples, de curta duração, o aparelho lingual também pode ser indicado. Ele também é considerado um aparelho da ortodontia invisível, já que os braquetes são colados na parte interna dos dentes, ficando em contato com a língua, ou seja, os dentes escondem o uso do acessório. Sua funcionalidade é a mesma de um aparelho fixo.
TRATAMENTO E CUIDADOS PARA SEU APARELHO ORTODÔNTICO
Agora que você já conhece melhor sobre cada tipo de aparelho, é hora de conversar com seu dentista para entender qual se encaixa melhor no seu tratamento e, claro, na sua arcada dentária. Afinal, independente do tipo escolhido, o importante é realizar o tratamento de forma adequada, com consultas periódicas ao dentista e cuidados com a higiene, incluindo sempre o aparelho nessa limpeza.
Se ficou alguma dúvida deixe seu comentério em baixo, terei prazer em responder.
obrigado.
Ebook Grátis
5 Informações que você precisa saber antes de colocar aparelho fixo
0 Comentários