O QUE CAUSA OS DENTES TORTOS?

O que causa os dentes tortos?

Saiba quais fatores podem ocasionar os dentes tortos, encavalados ou apinhados e os variados tipos de tratamento indicados.

As causas dos dentes tortos são muitas, e o tratamento varia em conformidade não apenas com essas causas, como também pela severidade do problema, idade do paciente, e, de acordo com a situação estética.

Aliás, os dentes tortos, encavalados e outros tantos nomes chamados comumente, como: “dente montado” ou “dente entramelado”, são na realidade clinicamente designados como apinhamento dentário.

Mas, afinal quais são as causas do dentes tortos(apinhamento dentário)?

A principal causa dos dentes tortos sem dúvida alguma tem relação com as características hereditárias e genéricas do indivíduo.

Isso ocorre pois o tamanho dos dentes e também dos maxilares são determinados de acordo com a informação genética recebida, dessa maneira quando é hereditário e não homogêneo, podem ocasionar uma falta de proporção entre tamanho dos dentes e maxilares.

Além disso, o apinhamento de dentes, isto é, a dentição torta não apenas é causada pela falta de espaços como também pode ser causada por outros diversos fatores, veja em seguida alguns deles:

• Malformações faciais
  • Dente do siso
  • Hábitos parafuncionais
  • Dificuldade de respirar pelo nariz
  • Situações de traumatismo

Malformações faciais

As malformações faciais podem ser provenientes da genética ou até mesmo provocadas durante o parto, que são fatores dos quais podem ocasionar o desalinhamento dos dentes.

Dente do siso

O dente do siso pode causar uma pressão nos dentes quando não há espaço suficiente para o seu crescimento, desse modo, acaba empurrando e entortando os demais.

Hábitos parafuncionais

Os hábitos parafuncionais consistem em costumes que acabam afetando a funcionalidade, e por conseguinte ocasionam o apinhamento dos dentes, os principais hábitos que causam os dentes tortos com frequência, são: uso prolongado de chupeta pelo bebê, roer as unhas, chupar o dedo, pressão excessiva da língua contra os dentes, entre outros.

Dificuldade de respirar pelo nariz

A dificuldade encontrada para respirar pelo nariz devido a problemas respiratórios, como a sinusite, rinite e outros fatores, acaba fazendo com que as pessoas respirem pela boca, e, normalmente quando ocorre isso desde a infância, a criança encontra-se com os maxilares em desenvolvimento, e este comportamento pode vir a afetar a maneira do crescimento da mandíbula, causando desproporcionalidade no tamanho da mesma.

Situações de traumatismo

As situações de traumatismo são fatores menos frequentes como causa do apinhamento dos dentes, contudo quedas e pancadas podem também ocasionar a dentição torta.

Como foi visto anteriormente várias são as causas dos dentes tortos, e os mesmos, podem não apenas afetar a estética e aparência como também a saúde bucal.

Visto que quando os dentes tortos se encontram encavalados sobre outros, dificultam desse modo a higienização bucal, ocasionando cáries, acarretando em doenças periodontais, e até mesmo causando mau hálito e outros problemas.

Portanto, a correção não é indicada apenas para promover a melhoria estética como também permite a correção e prevenção de outros problemas provenientes do apinhamento dos dentes.

Como corrigir e tratar os dentes tortos?

O tratamento para corrigir os dentes tortos costuma ser realizado através do tratamento ortodôntico, por meio do uso do aparelho ortodôntico ou aparelho dentário, do qual é usado para corrigir e/ou alinhar o posicionamento dos dentes.

O aparelho ortodôntico exerce força sobre os dentes permitindo que eles se movam para a posição adequada, em outras palavras, a movimentação que os dentes sofrem solucionam o problema de desalinhamento.

Contudo, é necessário que o diagnóstico seja realizado da maneira adequada com a técnica correta para o tratamento proposto, somente dessa forma é possível solucionar o problema, de outro modo, mesmo depois do uso do aparelho os dentes podem continuar tortos.

Nesse caso, podem ser utilizados tanto os aparelhos ortodônticos fixos (estético ou convencional) quanto o aparelho móvel.

O tempo de tratamento assim como o melhor método deverá ser realizado pela avaliação do ortodontista, por isso é recomendável procura clínicas odontológicas confiáveis com profissionais qualificados que desenvolverão a melhor solução para o seu caso.

Ebook Grátis

5 Informações que você precisa saber antes de colocar aparelho fixo

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor